LADERLEI LUIZ MARANGONI

R. José Campos Novaes 269 cj 38    CEP 13023-290  -  Campinas / SP

Tel.: (019) 91121759

e-mail to:laderlei@mpc.com.br            page: http://www.artbros.com.br/grupobros/cv1.htm

 

FORMAÇÃO              * UNICAMP – Feagri – aluno especial de mestrado em Sistemas Inteligentes

* MBA-USP Varejo - mestrado no núcleo de  MBA da USP FIA/FEA-SP

                                    * FGV-CEAG - Especialização em Administração para Graduados – Fundação Getúlio Vargas, concentração - Finanças e Marketing

                                    * UNICAMP - Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas –concentração - Fabricação e Energia

 

CURSOS[1]                  * Executivo em Franchising  - FRANCHING UNIVERSITY

                                   * Analista PI (Arquitetura Humana)– THOMAS INTERNATIONAL

                                   * Planejamento Estratégico - ESPM

* Marketing Avançado - ESPM

                                   * Professional Selling Skills – SET Xerox

                                   * Relationship Marketing – HSM

                                   * Estratégias de Operação – Catho

                                   * Planejamento e Avaliação de Produto – 3M International

                                   * Planejamento, Programa e Controle da Produção – IMAM

IDIOMAS                              

·         Fluência em Inglês

·         Bons conhecimentos de Francês

·         Básico de alemão           

VIAGENS                              

·                        Business and Retailing – Youngstown State University Ohio estágio em Varejo 3M International :

E.U.A. :

·                        Planejamento de Marketing de Produtos Magnéticos para a América Latina;

·                        Treinamento técnico/comercial em produtos Magnéticos;

·                        Avaliação/treinamento em planta para implantação na fábrica Brasil em esponjas de celulose e “palha-de-aço sintética”

·                        Treinamento técnico/comercial em produtos de Consumo;

Colômbia:

·                        Avaliação Técnica de Sistema de Gerenciamento (BPCS-AS400) para implantação na 3M Brasil

                                               Argentina:

·                        Avaliação e compra de equipamentos para manufatura de Consumo

            Itália :

·                        Avaliação de equipamentos para manufatura de Consumo

 

OUTROS                   *Membro do “Training Steering Committee” , grupo de 22 jovens talentos treinados para ser o futuro “Board” da 3M Brasil Ltda.

                                    *Membro do comitê de reestruturação ERP da 3M Brasil – grupo Manufatura     

*Participante da FEAC (Federação das Entidades Assistências de Campinas) como consultor na Área Comercial / Administrativa

*Realização de parceria com a APAE disponibilizando a fábrica da 3M como um espaço de trabalho/reintegração social/aprendizagem para crianças excepcionais.

*Auto -avaliação períodica de Perfil Profissional com instrumentos MBTI e/ou PI

 

INFORMÁTICA : Excelente conhecimento de aplicativos Office (macros; funções; apresentações; database) ; programação de linguagens; editores de imagens; LAN;

 

DESTAQUES DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

2004 -           FGV-RJ – UNESCO

                     Desenvolvimento e implantação de um sistema de acompanhamento dos indicadores de preços, custos e freqüência do mercado de Assistência Suplementar à Saúde.

  • Levantamento de informações preliminares para a execução dos estudos técnico-científicos a serem desenvolvidos para dar suporte à Pesquisa de Preços
  • Caracterização dos Principais Planos de Assistência à Saúde (PAS) oferecidos pelas operadoras
  • Diferenciação de Produtos e seus Preços – Os Determinantes dos Preços dos Planos de Assistência à Saúde (PAS)
  • Influência das Estratégias de Comercialização nos Preços dos Planos de Assistência à Saúde (PAS)

 

2003 - 2003    POLO ARQDEC– Associação de Lojistas de Decoração de Campinas.

                        Planejamento Estratégico com definição de novo Canal de Vendas.

  • Perfil Profissional e Arquitetura Humana
  • Metodologia de Planejamento Estratégico e P&E
  • lançamento do novo modelo de Vendas e Relacionamento com os Influenciadores de Consumo (Arquitetos, Decoradores, Cosntrutores)
  • Lançamento de Programa de Premiação e Incentivo

 

2003 - 2003    CÂNDIDO FERREIRA – Hospital Psiquiátrico.

                        Formatação de Modelo Multiplicador no Terceiro Setor.

  • Mapeamento das atividades terapêuticas e de Varejo
  • Estabelecimento de modelo de atratividade para Empresas Industriais
  • Definição do Modelo Replicador (Franchising) da experiência Labo-Terapêutica
  • Captação de Recurso junto à Indústria Farmacêutica

 

2002 - 2003    MASTERSAÚDE – Operadora de Planos de Saúde. ( Empresa de Médio Porte  que inclui 2 hospitais, 3 clínicas, diversos conveniados e 40000 vidas)

                        . Reestruturação de Processos – Gestão de Caixa – IT - CRM

  • remodelagem do fluxo interno de informação e redefinação de processos como ganhos de até 20% nos custos varáveis
  • estabelecimento de metodologia de controle de Fluxo de Caixa
  • reposicionamento operacional de empresas tercerizadas de modo a reduzir tempo de processo de informações
  • operacionalização de células de trabalho por processo com treinamento em Team Work
  • análise estratégica e planejamento anual de mercado, com estabelecimento de Missão e definição de política de “Supplier Rotation”
  • readequação das rotinas informatizadas internas e de hardware
  • cumprimento de metas e normatização da ANS – Agência Nacional de Saúde

 

2001 -             UNICAMP - Feagri

                               .Gestão de Negócios em Varejo

  • Coordenador/Professor do  curso de Extensão - no módulo de Marketing
  • Formação do corpo docente e conteúdo de aulas
  • Promoção de Seminários Temáticos/visitas a empresas Varejistas
  • Desenvolvimento e apresentação so ShowClass – atividade de venda do curso de gestão para o Varejo, incluindo RP, evento e produção.
  • Estabelecimento de parceria com a Clensom University para o Retail Business

 

2000 – 2003    UNESCO – ANVISA

                        . Gerência de Regulamentação – ANVISA – Sub-Coordenadoria São Paulo

·  Monitoramento do mercado de medicamentos genéricos

·  Definição de procedimento amostral de coleta de dados,  junto ao Procon –SP e, monitoramento do mercado de remédios genéricos.

·  Efeitos na cadeia de distribuição, da substituição tributária e, no ponto de venda ao consumidor

  • Implantação do serviço 0800 ; equipe de atendentes, hardware e software
  • Gerente regional São Paulo para representatividade em Brasília-DF na Câmara de Medicamentos
  • Participação em palestras, nos municípios do interior do Estado, junto às secretarias municipais de Saúde, para divulgação de Genéricos

 

2003 -             d&b Contéudo

.Palestrante de Varejo para encontros Temáticos/Motivacionais

·  Associações de Lojistas (p.e. Alshop), Empresas de Varejo etc

.Outras consultorias

·  MInasgás (Energia no Agribusiness); Hidrogesp (Recursos Hídricos), Educação Continuada (Ass. Lojistas em Shop. Centers; em Município; Assoc. Médica) etc.

 

                               

2000 - 2000                ROVINCORT LTDA. ( Empresa de Médio Porte do setor de embalagens)

                        . Consultoria  Plano de Negócios/Planejamento Estratégico

 

·  modelagem operacional e definição de fornecedores internacionais para automatização do parque fabril

·  definição dos aspectos estratégicos e plano de de atuação comercial

·  modelagem financeira ( fluxo de caixa livre para ROI e valor futuro de venda)

·  prospecção de potenciais compradores internacionais para a empresa e plano de venda do controle acionário

 

1998 – 2000               WESTFALIA LANDTECHNIK DO BRASIL LTDA

                                   (Empresa alemã atuante no agribusiness )

                        . Consultoria em Franchising

·  Formatação da franquia móvel de Assistência Técnica

  • Readequação do conceito através de parceria com a SURGE Inc. - USA

·  Acompanhamento de projeto piloto e estudo de viabilidade econômica e franqueabilidade

·  Desenvolvimento de rede de fornecedores da infra-estrutura ( software financeiro e planejamento de rota; manuais; contratos e modelo comercial; ferramentas de seleção de candidatos;  etc)

·  Venda de franquias nas diversas regiões do Brasil

  • desenvolvimento do software de routing em convênio com a Unicamp

 

1995 – 2001               ESTÚDIO/WIVES BROS COM. P. P. LTDA

(Empresa de pequeno porte atuante em Shopping Centers com 2 unidades)

                        . Proprietário

·  Experiência na criação e gerenciamento de marcas.

·  Desenvolvimento de uma rede alternativa de fornecedores com mix de produtos.

·  Constante de introdução de novos produtos assegurando margem de lucro, vantagem competitiva frente aos concorrentes e destaque da marca no mercado.

·  Estabelecimento de todo o material de merchandising/treinamento e controle de loja.

·  Comercialização de modelo de administração e atuação no varejo.

·  Projeto e implantação de sistema computadorizado em rede de lojas.

·  Revisão de processos criando um ambiente de auto-gerenciamento para a mão-de-obra não especializada do mercado varejista.

·  Treinamento da equipe de vendas.

·  Levantamentos estatísticos e conceituais de ações no Ponto de Venda.

 

1983 – 1994               3M DO BRASIL LTDA

(Multinacional americana de grande porte fabricante de produtos para os segmentos médico, telecomunicação, automotivo e consumo)

Gerente de Produtos (93-94)

Divisão de Produtos Magnéticos  (fitas de vídeo, disquetes ,etc )

  • Responsabilidade por Vendas, Marketing, Planejamento, Importação e Produção

·  Gerenciamento da comercialização de produtos para o mercado de consumo, corporativo e outros.

· Montagem de plano estratégico da Divisão, com responsabilidade pelo Forecast de Vendas Brasil.

·  Relançamento da Fita VHS High Grade, aplicando programa promocional junto aos supermercados/distribuidores, política de preço, definição dos canais de vendas, programas de consignação em varejistas, atendimento do mercado profissional (business-to-business).

· Responsabilidade pelas as ações de relançamento/acompanhamento de produtos, incluindo o processo logístico.

· Participação em licitações de órgãos públicos.

· Reavaliação de estoque e política de importação junto a fornecedores internacionais.

· Intermediação entre banco e clientes, objetivando o alcance de crédito com taxas atrativas, levando o cliente a manter o volume de compra dos produtos.

  • Desenvolvimento de fornecedor para a linha de produtos magnéticos nacionalizados

· Cumprimento de metas através resultados lucrativos dobrando o volume de vendas da ordem de 2 milhões para US$ 7MM/ano.

 

Gerente de Manufatura (92-93)

Div. Prod. de Consumo (post-it, esponjas, fitas adesivas, colas, fitas cirúrgicas, toalhas de celulose etc)

·      Responsabilidade por P&D, Processos, PCP, Produção, QA e Controle de Qualidade

·      Administração de manufatura desde a concepção de um novo produto por marketing até a produção regular deste, gerenciando custos, desenvolvendo fornecedores, equipamentos e mão-de-obra.

·      Prêmio internacional 3M de Qualidade com o programa de substituição de embalagens de fita Baby-Fix. Vencedor de 5 prêmios Best.

·      Liberação de recursos financeiros para atividades de marketing por meio do planjamento conjunto de lançamentos ( MS_Project) e ROI.

·      Gerenciamento do Controle de Custos, detectando prioridades, desenvolvendo alternativas de substituição/inovação.

·      Responsabilidade pela geração de um volume financeiro de US$ 50MM/ano e 200 funcionários.

 

                                   Gerente de Produção (88-91)

Div. Prod. de Consumo (post-it, esponjas, fita adesiva, colas, fita cirúrgica)

·      Responsabilidade por  Processos, PCP e Produção.

·      Vários programas de substituição de matérias primas; redução de custos unitáriosde produção; treinamento e capacitação dos funcionários de chão-de-fábrica

·      Mudanças de processos de manufatura para processos contínuos de produção, com importação de equipamentos do exterior

·       Primeira unidade no site Sumaré a contar com auto-gerenciamento pelos operadores; sistema Kanban de reposição; Optmized Operations

·      membro da equipe multidepartamental para redefinição dos processos da 3M Brasil – site Sumaré.

 

Supervisor de Produção (85-88)

 

                                   Engenheiro Industrial (83-85)

Atuação de Consultor Interno nas Div. de Produtos HealthCare; Printing; Filmes Fotográficos

Destacamos aqui esta fase inicial de nossa atuação profissional por ser onde nosso viés de melhoria contínua foi desenvolvido e aprimorado, criando a visando generalista que observa o todo para soluções criativas no processo micro.

·      Responsabilidade por  Processos e Produção visando sempre a otimização de processos de chão de fábrica (lay-out; novos equipos e tecnologia) quanto rotinas de O&M.

·      Vários programas de substituição de matérias primas; redução de custos unitários de produção; treinamento e capacitação dos funcionários de chão-de-fábrica

·      Geração e acompanhamento de Programs For Profit;

·      MTM (Methods and Time Measurement)

 

 

 

 

DADOS                      Nasc.: 08/03/59

PESSOAIS                 Brasileiro, Casado, 2 filhos

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Referir-se ao fim do documento para detalhamento dos cursos