Depois de vivenciar –por meio da convivência no dia a dia deste profissionais, em nossa atuação no mercado de Health Care- as dificuldades de Gestão do Negócio enfrentadas pelos profissionais da área de Saúde,  percebemos que um produto que lhes adicionasse conhecimento para, no mercado atual serem muito bem sucedidos, seria muito bem vindo.

Pensando na Indústria Farmacêutica, bem como a de Seguros, entendemos ser esta uma oportunidade de apresentar um produto que atenda às necessidades do profissional e, em sendo assim aceito, ser um instrumento do Marketing Promocional das duas referidas Indústrias.

Assim, da adição deste propósito em levar o conhecimento à vivência nossa nesta Indústria, complementando-se com a experiência pedagógica do curso de Varejo na Unicamp, vimos apresentar o curso:

 

Gestão de Negócios de Saúde.

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1.    Introdução

 

A medicina está mudando, não apenas porque evolui tecnicamente mas porque transforma o consultório numa micro empresa e, as antes simples relações com terceiros se restringiam ao paciente e algum fornecedor de material o que exigia poucas estratégias para dinamizar estas relações.

Hoje, não.

Não basta ao profissional dominar a técnica e possuir conhecimentos específicos de sua área de atuação. É extremamente necessário saber administrar este pequeno complexo empresarial, gerenciando o fluxo financeiro interno, conhecendo e estabelecendo um segmento de mercado para atuar de modo diferenciado, ao mesmo tempo em que cria uma imagem, que deverá marcar profundamente o consumidor, vinculando este consumidor definitivamente ao profissional, aos seus serviços prestados e à estrutura do consultório.

São inúmeros os fatores –que fogem do controle do profissional - responsáveis por esta transformação:

·        Inúmeros profissionais novos chegam ao mercado devido à profusão de novas escolas;

·        Grande concentração em centros urbanos;

·        Evasão de clientes dos consultórios;

·        Perda do poder aquisitivo da população;

·        Intermediação de outros agentes captadores do cliente/paciente; e,

·        Regulamentação Governamental cada vez mais presente.

Por fim, observa-se que são poucas as iniciativas que têm ressaltado a necessidade de se ampliar os conhecimentos e preparar o profissional para atuar neste mercado cada vez mais desafiador, de modo consciente e seguro.

É nesse sentido que este curso é apresentado.

 

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A quem se destina?

 

Este curso foi desenhado para atender as necessidades e desejos de profissionais de Saúde,  empreendedores que buscam o crescimento de sua atividade profissional, tendo em mente sua relação direta com o paciente, o consumidor final do seu serviço de saúde.

Devem participar deste curso os gestores e todos os profissionais das empresas de saúde que se dedicam a qualquer trabalho no sentido de promover o bem estar do seu cliente, seja ele o seu paciente, seja ele o seu associado ou cooperado.

Também. Foi desenhado para ser mais um produto promocional da Indústria Farmacêutica e ou Indústria de Seguros no ser Marketing de Relacionamento junto ao empreendedor da área de Saúde.

 

2.    Tecnologia de Ensino

 

Todos os módulos estão  integrados por uma tecnologia de ensino que permite ao participante tomar contato e debater os principais conceitos do conteúdo de cada módulo, criando oportunidades para o desenvolvimento de  conhecimentos que lhe permitam vivenciar e aplicar esses conceitos -em situações reais do seu negócio- seja através de trabalho em equipe, seja através de simulações e atividades lúdicas.

  Como complementação pedagógica e, visando a solidificação dos conhecimentos adquiridos, os conceitos em:

- Finanças : são exercitados durante a aula utilizando-se de 1 computador por aluno

- Marketing: são compreendidos e exercitados com filmes  e debates

- RH: análise de casos de comportamento de pacientes

- No curso: são avaliados em trabalho em grupo (cada aluno tem ser perfil profissional avaliado individualmente), sobre empresa de médio porte do setor de saúde, diferentes para cada turma..

  Por fim, na  seqüência dos módulos, o aluno, na economia  atual de serviços, aprende a motivar o ser humano, com todas as técnicas necessárias à gestão e, sai motivado a realizar e aumentar sua atividade empreendedora.

 

3.    Conteúdo Programático

3.1. Finanças

·        Custos e Despesas:

o       Fixos;

o       de cada Procedimento; tempo por Consulta;

o       Sazonalidade;

o       Sinistralidade e Cálculo Atuarial

·        Fluxo de Caixa

o       Grupo de Contas e custo por vida

o       Orçamentos e confronto de despesas

·        Contabilidade Básica

o       Evolução do Patrimônio

o       Documentação Fiscal

o       Balanço versus Dados Estatísticos

·        Análise de Investimento

o       Return on Investment; Pay-Back;

o       Fluxo de Caixa Livre

·        Legislação e Regulamentação

 

3.2. Recursos Humanos

·        Aspectos Legais e Trabalhistas;

·        Recrutamento e Seleção;

·        Motivação e Liderança;

·        Foco no Cliente II

o       Humanização na área de saúde, visando atingir

 as expectativas dos clientes;

o       Pesquisa II

·        Comportamento do Cliente / Consumidor II

·        Cooperativas de Trabalho

 

3.3. Gestão Estratégica

·        Criatividade como base de diferenciação

·        Matrizes SWOT e BCG

·        Processos Internos de Trabalho

·        Formação de Cenários

·        Plano estratégico

o       De Marketing

o       De Negócio

3.4. Marketing

·        Preço

o       Estratégia de Preços

o       Formação de Preços e seus componentes

·        Mix de Marketing

o       Praça

o       Produto

o       Promoção

·        Marketing de Serviços = Pessoas

·        Pesquisa I

·        Foco no Cliente I

·        Mercado e Players (Convênios & Regulamentação)

·        Customer Relationship Management (CRM)

o       Comportamento do Consumidor I

·        Seu consultório sua Vitrine

·        Venda direta & Mala Direta & Comunicação

 

3.5. Regulamentação e Legislação

·        ANS

o       Leis

·        Planos de Saúde & Convênios

o       Agente Captador

o       Agente Formador de Preço

·        Autuações; Recursos; Ressarcimento

·        Política de Genéricos

 


4.  Formato,Carga Horária e Investimento

4.1. Formato

Este curso foi pensado em módulos para que, idealmente, seja ministrado abordando todos eles, ao longo de fim-e-semanas distantes 35 dias entre si, de modo a ser completado em 1 ano sem, entretanto, tornar inviável a participação do profissional devido sua agenda dentro do mês.

Entretanto, por ser modular, pode ser oferecido em partes, com outra distribuição do conteúdo, em partes, sem comprometer o bloco de conhecimento que se queira bordar. Para isto, deve-se consultar nossa empresa para uma análise da necessidade e a formatação correta do conteúdo a ser oferecido.

 

4.2. Carga Horária[1]

Na sua concepção original o curso foi desenhado para 150 horas de aulas e cada módulo, em média, durando 30 horas.

No formato original, cada aula dura 3 horas com intervalo de 15-20 minutos no meio do horário para coffe-break.

 

4.3.4.1. Investimento[2]

Compatível com cursos de especialização em outras áreas, para turmas de 30 alunos (variando de 25 a 35 por classe), este curso, oferecido com material apostilado impresso, complementado por material eletrônico, com aulas em slideshow multimídia, sai pelo valor de 10 parcelas de R$ 750,00, ou seja, R$ 50,00 a hora aula.

 

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[1] Para outros formatos que não o original, consultar sobre este tópico

[2] Para outros formatos que não o original, consultar sobre este tópico