Depois de vivenciar –por meio da convivência no dia a dia deste
profissionais, em nossa atuação no mercado de Health Care-
as dificuldades de Gestão do Negócio enfrentadas pelos profissionais da área de
Saúde, percebemos que um produto que lhes
adicionasse conhecimento para, no mercado atual serem muito bem sucedidos,
seria muito bem vindo.
Pensando na Indústria
Farmacêutica, bem como a de Seguros, entendemos ser esta uma oportunidade de
apresentar um produto que atenda às necessidades do profissional e, em sendo
assim aceito, ser um instrumento do Marketing Promocional das duas referidas
Indústrias.
Assim, da adição deste
propósito em levar o conhecimento à vivência nossa nesta Indústria,
complementando-se com a experiência pedagógica do curso de Varejo na Unicamp,
vimos apresentar o curso:
Gestão de
Negócios de Saúde.
A medicina está mudando, não apenas porque
evolui tecnicamente mas porque transforma o consultório numa
micro empresa e, as antes simples relações com terceiros se restringiam
ao paciente e algum fornecedor de material o que exigia poucas estratégias para
dinamizar estas relações.
Hoje, não.
Não basta ao profissional dominar a técnica
e possuir conhecimentos específicos de sua área de atuação. É extremamente
necessário saber administrar este pequeno complexo empresarial, gerenciando o fluxo financeiro interno, conhecendo e estabelecendo um
segmento de mercado para atuar de modo diferenciado, ao mesmo tempo em que cria
uma imagem, que deverá marcar profundamente o consumidor, vinculando este
consumidor definitivamente ao profissional, aos seus serviços prestados e à
estrutura do consultório.
São inúmeros os fatores –que fogem do
controle do profissional - responsáveis por esta
transformação:
·
Inúmeros
profissionais novos chegam ao mercado devido à profusão de novas escolas;
·
Grande
concentração em centros urbanos;
·
Evasão
de clientes dos consultórios;
·
Perda
do poder aquisitivo da população;
·
Intermediação
de outros agentes captadores do cliente/paciente;
e,
·
Regulamentação
Governamental cada vez mais presente.
Por fim, observa-se que são poucas as
iniciativas que têm ressaltado a necessidade de se ampliar os conhecimentos e
preparar o profissional para atuar neste mercado cada vez mais desafiador, de
modo consciente e seguro.
É nesse sentido que este curso é
apresentado.
Este curso foi desenhado para atender as
necessidades e desejos de profissionais de Saúde, empreendedores que buscam o crescimento de
sua atividade profissional, tendo em mente sua relação direta com o paciente, o
consumidor final do seu serviço de saúde.
Devem participar deste curso os gestores e
todos os profissionais das empresas de saúde que se dedicam a qualquer trabalho
no sentido de promover o bem estar do seu cliente, seja ele o seu paciente,
seja ele o seu associado ou cooperado.
Também. Foi desenhado para ser mais um
produto promocional da Indústria Farmacêutica e ou Indústria de Seguros no ser
Marketing de Relacionamento junto ao empreendedor da área de Saúde.
Todos os módulos estão integrados por uma tecnologia de ensino que
permite ao participante tomar contato e debater os principais conceitos do
conteúdo de cada módulo, criando oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos que lhe permitam vivenciar e
aplicar esses conceitos -em situações reais do seu negócio- seja através de
trabalho em equipe, seja através de simulações e atividades lúdicas.
Como
complementação pedagógica e, visando a solidificação dos conhecimentos
adquiridos, os conceitos em:
- Finanças : são exercitados durante a aula
utilizando-se de 1 computador por aluno
- Marketing: são compreendidos e
exercitados com filmes e debates
- RH: análise de casos de comportamento de
pacientes
- No curso: são avaliados em trabalho em
grupo (cada aluno tem ser perfil profissional avaliado individualmente), sobre
empresa de médio porte do setor de saúde, diferentes para cada turma..
Por
fim, na seqüência dos módulos, o aluno,
na economia atual de serviços, aprende a
motivar o ser humano, com todas as técnicas necessárias à gestão e, sai
motivado a realizar e aumentar sua atividade empreendedora.
·
Custos
e Despesas:
o
Fixos;
o
de
cada Procedimento; tempo por Consulta;
o
Sazonalidade;
o
Sinistralidade
e Cálculo Atuarial
·
Fluxo
de Caixa
o
Grupo de
Contas e custo por vida
o
Orçamentos
e confronto de despesas
·
Contabilidade
Básica
o
Evolução
do Patrimônio
o
Documentação
Fiscal
o
Balanço
versus Dados Estatísticos
·
Análise
de Investimento
o
Return on Investment; Pay-Back;
o
Fluxo
de Caixa Livre
·
Legislação
e Regulamentação
·
Aspectos
Legais e Trabalhistas;
·
Recrutamento
e Seleção;
·
Motivação
e Liderança;
·
Foco
no Cliente II
o
Humanização
na área de saúde, visando atingir
as
expectativas dos clientes;
o
Pesquisa
II
·
Comportamento
do Cliente / Consumidor II
·
Cooperativas
de Trabalho
·
Criatividade
como base de diferenciação
·
Matrizes
SWOT e BCG
·
Processos
Internos de Trabalho
·
Formação
de Cenários
·
Plano
estratégico
o
De
Marketing
o
De
Negócio
·
Preço
o
Estratégia
de Preços
o
Formação
de Preços e seus componentes
·
Mix de
Marketing
o
Praça
o
Produto
o
Promoção
·
Marketing
de Serviços = Pessoas
·
Pesquisa
I
·
Foco
no Cliente I
·
Mercado
e Players (Convênios & Regulamentação)
·
Customer
Relationship Management
(CRM)
o
Comportamento
do Consumidor I
·
Seu
consultório sua Vitrine
·
Venda
direta & Mala Direta & Comunicação
·
ANS
o
Leis
·
Planos
de Saúde & Convênios
o
Agente
Captador
o
Agente
Formador de Preço
·
Autuações;
Recursos; Ressarcimento
·
Política
de Genéricos
Este curso foi pensado em
módulos para que, idealmente, seja ministrado abordando todos eles, ao longo de
fim-e-semanas distantes 35 dias entre si, de modo a ser completado em 1 ano sem,
entretanto, tornar inviável a participação do profissional devido sua agenda
dentro do mês.
Entretanto, por ser modular, pode ser
oferecido em partes, com outra distribuição do conteúdo, em partes, sem
comprometer o bloco de conhecimento que se queira bordar. Para isto, deve-se
consultar nossa empresa para uma análise da necessidade e a formatação correta
do conteúdo a ser oferecido.
Na sua concepção original o curso
foi desenhado para 150 horas de aulas e cada módulo, em média, durando 30
horas.
No formato original, cada
aula dura 3 horas com intervalo de 15-20 minutos no meio do horário para coffe-break.
Compatível com cursos de
especialização em outras áreas, para turmas de 30 alunos (variando de 25 a 35
por classe), este curso, oferecido com material apostilado impresso,
complementado por material eletrônico, com aulas em slideshow
multimídia, sai pelo valor de 10 parcelas de R$ 750,00, ou seja, R$ 50,00 a
hora aula.